Simbolo-da-Audiodescricao

Todos os filmes serão exibidos, simultaneamente, nas cinco cidades da Mostra e sempre às terças-feiras, às 19h00.

Quinzenalmente, serão exibidas sessões especiais também às terças-feiras, às 15h00.

Utilize um dos filtros ou combine-os para personalizar a exibição da grade de filmes.

Filtrar por Mês:
Filtrar por data:
Filtre por um formato de filme:
Fotografia de uma cena do filme. Uma pessoa negra deitada, com a cabeça voltada para a esquerda, tem os cabelos pretos com tranças avermelhadas presas num coque. Tem a testa franzida, as sobrancelhas finas, arqueadas, olha desolada para baixo. A mão direita está sobre o braço esquerdo estendido para baixo. De camiseta regata cinza mescla, está deitada sobre algo coberto por um lençol bege de listras rosadas. Atrás, desfocado um tecido parte rosa, parte vermelha e outra branca.
19 de novembro
EGUM
Curta-metragem
Yuri Costa
RJ, 2020, FICÇÃO, 23 min, Cor, DCP/H264
19h00
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Sombreada na contraluz, a direita, a silhueta de uma mulher caminha numa rua de paralelepípedos, ela tem cabelo black. Ao fundo, numa casa de portões de ferro, uma luminária colonial, clareia este lado da rua, por ela passa. À esquerda, paredes grossas, desgastadas e vegetação no chão.
19 de novembro
1798 - REVOLTA DOS BÚZIOS
Longa-metragem
Antônio Olavo
BA, 2018, DOCUMENTÁRIO, 74 min., Cor, DCP/H264
19h00
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS
Uma jovem negra, está deitada, de frente para nós, com a cabeça no colo de uma mulher. De cabelo crespo curtíssimo, preto, ela tem o semblante sério, a sobrancelha levantada, o olhar distante voltado para o chão e os lábios grossos, avermelhados, cerrados. Ela usa uma camiseta de alcinha, preta e tem uma tatuagem no braço. A outra mulher é parda, está com uma camiseta listrada, em tons azul, verde, vermelho e laranja, tem a mão esquerda tocando o obro da primeira e a outra mão passa os dedos na tatuagem da colega.
26 de novembro
COMO RESPIRAR FORA D’ÁGUA
Curta-metragem
Júlia Fávero, Victória Negreiros
SP, 2021, FICÇÃO, 15 min, Cor, H264
15h00
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Fotografia de uma cena do filme Aos olhos de Ernesto, de Ana Luiza Azevedo Numa cozinha de paredes de azulejo com arabescos dourados e cinza, à frente de um armário de cozinha, suspenso, de portas brancas, da cintura pra cima um senhor branco, calvo e poucos cabelos pretos nas laterais, barba e bigode grisalhos. No rosto magro, tem a testa franzida, as sobrancelhas arqueadas, o olhar distante, para a direita. Usa camisa social toda abotoada, amarela com listas verticais, azul e marrom e um casaco de lã marrom com desenhos brancos na frente. De punhos cruzados, ele segura uma cuia com a bomba de chimarrão na mão esquerda e uma térmica de alumínio na direita.
26 de novembro
AOS OLHOS DE ERNESTO
Longa-metragem
Ana Luiza Azevedo
RS, 2019, FICÇÃO, 150 min, Cor, DCP/H264
15h00
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS
Quatro rapazes, com bolsas de entregador laranja seguram instrumentos musicais metálicos de sopro
26 de novembro
FANTASMA NEON
Curta-metragem
Leonardo Martinelli
RJ, 2021, FICÇÃO, 20 min, Cor, DCP/H264
19h00
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS
Num cômodo de azulejos florais amarelados, um homem negro, de cabelos curtos, pretos, crespos, olhar contraído, nariz largo, camiseta bege e fone de ouvidos grandes, está à frente de uma mesa, com um microfone. Ele tem o braço à direita com a mão mexendo nos equipamentos de som deste lado. Do outro lado, outras duas caixas, estão escurecidas pela pouca luz, que ilumina mais o rosto dele. Embaixo da mesa, ao fundo, à esquerda, duas luminárias verticais, clareiam a cadeira de rodas que ele senta.
26 de novembro
BRANCO SAI, PRETO FICA
Longa-metragem
Adirley Queirós
DF, 2014, FICÇÃO, 90 min, Cor, DCP/H264
19h00
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Sentados no chão, em frente a um gradil de ferro, branco e marrom, três adolescentes brancos, usam farda escolar, camiseta cinza e calça jeans preto. À esquerda, a garota de cabelos lisos, castanhos claro, na altura do ombro, de franja e com presilha, usa tênis All star branco, está com as duas mãos entre as pernas cruzadas e tem a cabeça voltada para o colega no meio. O jovem ao lado dela, tem os cabelos curtos, castanhos claro, um pouco ondulados, prostrado, tem o olhar vesgo, distante, abraça as pernas com as duas mãos. Usa uma pulseira vermelha e um All star preto. O terceiro, à direita, tem os cabelos curtos, cacheados, castanho escuro, olha sério para o do meio. Está com os cotovelos apoiados no joelhos e segura um livro. Usa um sapatênis marrom.
3 de dezembro
EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO
Curta-metragem
Daniel Oliveira
SP, 2010, FICÇÃO, 17 min, Cor, DCP/H264
19h00
LIVRE
Num quarto de parede branca, à direita um jovem pardo, de cabelos crespos, curtos,de camiseta bordo, de braços cruzados, está sentado numa cama com uma mala aberta à sua frente. Ele está voltado para um homem à esquerda, de braços abertos segurando um tecido pink, transparente. De frente para nós, ele é branco, tem os cabelos curtos e usa uma camisa azul clara, aberta na frente. Tem a cabeça inclinada para o alto e o joelho esquerdo levantado. Atrás dele tem uma penteadeira, à direita, uma porta bege; no meio, na parede, um pequeno quadro, em tons azulados e desenhos de roupas colados e à esquerda, a claridade do sol adentra por uma janela.
3 de dezembro
OS PRIMEIROS SOLDADOS
Longa-metragem
Rodrigo de Oliveira
ES, 2021, FICÇÃO, 107 min, Cor, DCP/H264
19h00
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS
Em direção à direita, uma adolescente, branca, de cabelos lisos aloirados, abaixo do ombro, de olhos puxados, séria, de blusa azul escura, leva uma caixa de papelão, com rosas vermelhas e rosas. Atrás dela uma parede chapiscada cinza, com uma pequena janela, no canto superior direito.
10 de dezembro
MARINA NÃO VAI À PRAIA
Curta-metragem
Cássio Pereira dos Santos
MG, 2014, FICÇÃO, 17 min, Cor, DCP/H264
15h00
LIVRE
À frente de um fundo preto, um homem branco, do peito para cima. Ele é branco, tem os cabelos castanhos escuros, as sobrancelhas e o bigode castanhos claro, os lábios rosa, cerrados e os olhos focados na gente, caramelo. No ombro à direita, tem uma tatuagem tribal. À esquerda, parte do rosto está sombreado.
10 de dezembro
MEU NOME É DANIEL
Longa-metragem
Daniel Gonçalves
RJ, 2018, DOCUMENTÁRIO, 83 min, Cor, DCP/H264
15h00
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS
Voltados com a cabeça para a esquerda, mãe e filho estão deitados. A jovem, branca, cabelos curtos ondulados, pretos, séria, está de olhos abertos, distantes, abraçada ao filho. Ela usa uma camisola de alça. Dormindo de barriga para cima, o garoto, branco, de uns cinco anos, cabelos ondulados pretos, usa uma camiseta branca. Os dois estão cobertos com um lençol branco, com motivos lilás e rosa. Atrás dela, a parede branca tem desenhos.
10 de dezembro
MAMÃE
Curta-metragem
Klaus Hastenreiter, Hilda Lopes Pontes
BA, 2021, FICÇÃO, 19 min., Cor, DCP/H264
19h00
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 10 ANOS
Lá embaixo, no meio de uma rua, à noite, uma pessoa de camisa de manga comprida, amarelada, enrolada até o cotovelo, bermuda azul e calçado, está com os braços ao lado do corpo, estático. Alguns imóveis antigos à esquerda, tem luzes acesas e do outro lado, a luz de um poste reflete no telhado de uma casa, na rua e na pessoa. De um poste a outro emaranhado de fios.
10 de dezembro
ESTRANHO CAMINHO
Longa-metragem
Guto Parente
CE, 2023, FICÇÃO, 83 min, Cor, DCP/H264
19h00
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Numa laje, sentado numa cadeira de praia, de perfil direito, à esquerda, um homem branco, de baixa estatura, cabelos curtos, castanhos, de camiseta regata preta, calça escura e sapato bege, tem um cigarro na boca e observa algo nas mãos. A laje é cercada por uma baixa parede de cimento com barra de ferro, na horizontal. Ao lado esquerdo da perna, uma garrafa de cerveja. Um pouco à frente um vaso de planta e um poste de madeira, com um fio branco, enrolado nele que vai até um telhado à direita. Anterior ao telhado, no chão, metade de uma placa com a palavra Arag. Outro poste esta atrás do homem. Ao fundo, algumas residências e lá adiante, uma luz intensa, amarelada, mesmo tom que ilumina ele e a laje.
17 de dezembro
BIG BANG
Curta-metragem
Carlos Segundo
MG, 2022, FICÇÃO, 13 min 59 seg., Cor, DCP/H264
19h00
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS
Em frente a um armazém rebaixado, de parede de reboco envelhecido, irregular e esbranquiçado, com toras de madeira empilhadas, uma mulher e um homem, de perfil direito, estão sentados em toras. O homem, próximo a um buraco na parede, com tijolos soltos, é pardo, de cabelos pretos, curtos ondulados e de bigodes pretos. Cabisbaixo, usa uma camisa de manga curta azul e calça azul mais clara, tem o braço direito estendido sobre o joelho. A mulher, um pouco antes dele, é mais clara, está de boné azul, tem os cabelos ondulados, presos num curto rabo de cavalo, usa uma camiseta vermelha, sobre uma de manga comprida azul e está de calça jeans. Também tem o braço direito sobre o joelho e a cabeça está voltada para frente. No entorno deles há outras toras espalhadas, barro e fuligem. Sustentando um teto sombreado, seis vigas de madeira encobrem o espaço que estão. Atrás do armazém segue um descampado gramado.
17 de dezembro
CARVÃO
Longa-metragem
Carolina Markowicz
SP, 2022, FICÇÃO, 108 min, Cor, DCP/H264
19h00
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 18 ANOS
Uma jovem negra retinta, dos ombros para cima, de cabelos crespos, longos, castanhos escuros. Ela tem a testa larga, sobrancelhas grossas, olha para nós por sobre a mão à esquerda, que empunha uma câmera fotográfica profissional. Usa uma camiseta azul clara.
7 de janeiro
BAILE
BAILE
Cíntia Domit Bittar
SC, 2019, FICÇÃO, 18 min., Cor, DCP/H264
15h00
LIVRE
Fotografia de uma cena do filme Rosa Tirana, de Rogério Sagui Num dia de sol e céu azul claro com nuvens brancas, à frente de uma vegetação extremamente seca, um pouco reclinada para a direita, uma menina, de uns 9 anos. Ela é parda, tem os cabelos presos com uma flor vermelha, num rabo de cavalo próximo ao ombro direito. Tem o olhar sério, distante, voltados para a direita e com as sobrancelhas contraídas. Usa um vestidinho de chita, de detalhes rosa e um cinto largo bege. Segura a bolsa a tiracolo rosa, que tem uma boneca de pano pendurada.
7 de janeiro
ROSA TIRANA
Longa-metragem
Rogério Sagui
BA, 2020, FICÇÃO, 72 min, Cor, DCP/H264
15h00
LIVRE
No alto de uma ladeira, duas mulheres, de costas seguram uma bicicleta azul cada uma, do lado direito. As duas são brancas e magras. A da esquerda é branca, tem o cabelo liso, preso num rabo de cavalo, usa uma blusa azul marinho, calça jeans e uma bolsa marrom. A outra tem o cabelo ondulado, preto, pouco abaixo dos ombros, preso na parte cima; usa uma blusa vermelha, calça e tênis preto e uma ecobag branca. Ao fundo e abaixo, uma comunidade de casas de alvenaria, sem reboco, entremeadas por árvores, um poste e fiação elétrica.
7 de janeiro
TERRA NOVA
Curta-metragem
Diego Bauer
AM, 2021, FICÇÃO, 22 min, Cor, H264
19h00
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
De noite, na janela de uma casa de paredes de madeira amarela, no parapeito branco, uma mulher branca, de cabelos loiros, ondulados, até próximo dos ombros tatuados. Ela usa um bustie tomara que cai, de listras azuis. O rosto dela é iluminado pelo isqueiro que usa para acender um cigarro. Do lado de fora, encostado próximo a janela, um homem negro, de cabelos crespos curtissimos, mais alto na parte de cima, ele est´sem camisa, tem tatuagens no peito e no ombro à esquerda. A luz do celular incide em seu rosto. Dentro da casa, pequenos quadros e um santuário com velas acesas.
7 de janeiro
NOITES ALIENÍGENAS
Longa-metragem
Sérgio de Carvalho
AC, 2022, FICÇÃO, 91 min, Cor, DCP/H264
19h00
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS
À frente da cidade, durante um por do sol, de céu azul, uma faixa alaranjada e a abaixo, no escuro da noite, luzes de carros e prédios, Gerônimo. Ele usa um turbante branco e azul, enrolado na testa, com uma pena azul presa na parte de trás. Ele é negro não retinto, gordo, o sorriso deixa os olhos encolhidos, usa uma bata verde clara, com bordados no peito, sobre uma camiseta azul.
14 de janeiro
É D’OXUM - A FORÇA QUE MORA N’ÁGUA
Curta-metragem
Dayane Sena
BA, 2023, DOCUMENTÁRIO, 26 min, Cor, DCP/H264
19h00
LIVRE
Num momento festivo, os Novos Baianos e outras pessoas, num dia de sol, estão sob a copa de uma árvore, algumas batem palmas, uma toca um xequere, outra um pandeiro. Estão Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Baby Consuelo, Bola e Baxinho, Jorginho Gomes, Dadi, treze adultos e dois bebês. Vestem roupas coloridas, boinas, camisa esportiva do Brasil e do Bahia, a maioria sorri.
14 de janeiro
FILHOS DE JOÃO - O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO
Longa-metragem
Henrique Dantas
BA, 2009, DOCUMENTÁRIO, 74 min, Cor, DCP/H264
19h00
LIVRE
Em tom sépia, dividida em duas cenas, à esquerda, uma adolescente negra, de cabelos cacheados, presos num rabo de cavalo no alto da cabeça, tem o rosto esbranquiçado e um contorno largo, preto, em volta dos olhos e na boca um batom rosa claro. Está com um acessório em volta do pescoço, de tcido drapeado e de pontas irregulares, que vem das olrelhas e enconbre o colo. Usa um blusa de crochê, de mangas compridas, marrom clara, por baixo de um vestido de alcinha, bege, com um cinto no mesmo formato do acessório.Ela está numa coxia. Ao lado, em outra coxia, dois garotos, de uns 12 anos, de cabelos curtos, com os rostos também esbranquiçados e olhos contornados de preto, usam no entorno do pescoço um enorme babado frisado, branco e estão com uma blusa social de mangas compridas, bege. Os três, sérios, olham fixos pra frente.
21 de janeiro
QUINZE QUASE DEZESSEIS
Curta-metragem
Thais Fujinaga
, 2023, FICÇÃO, 21 min, Cor, DCP/H264
15h00
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 10 ANOS
O rosto de três jovens encostados uns aos outros olhando para frente, distante. À direita, o jovem pardo, de cabelos curtos encaracolados, com sobrancelhas pretas grossas, olhos, nariz e boca, pequenos, barba feita e um pequeno brinco escuro. De boca fechada, o rosto todo dele sorri, recostado na cabeça da jovem branca, de cabelos loiros, sobrancelhas finas castanho claras e olhos arregalados, com três pontinhos, na palbebra à direita, usa um batom alarnjado. Os dois tem o semblante sereno, sorridente a olhar em direção ao sol que ilumina de leve, o rosto dos três. À esquerda, outra jovem parda, cabelos lisos castanhos escuro. Ela, de cabeça ereta, os lábios grossos com batom rosa claro, tem o semblante sério. Atrás deles desfocados um céu de fim de tarde e arbustos.
21 de janeiro
ALICE JÚNIOR
Longa-metragem
Gil Baroni
PR, 2019, FICÇÃO, 86 min, Cor, DCP/H264
15h00
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 10 ANOS
Em alaranjado avermelhada, na cena um senhor, da cintura para cima, tem o rosto magro voltado para a direita. Ele é calvo, com poucos cabelos nas laterais, barba e bigode grisalhos. O rosto enrugado, tem a testa franzida, as sobrancelhas arqueadas, a boca entreaberta e o olhar atento. Usa uma camisa social com os primeiros botões abertos. Atrás dele desfocadas, árvores, algumas com poucas folhas e uma à esquerda, o sombreia aqui e acolá, na camisa.
21 de janeiro
O HÓSPEDE
Curta-metragem
Ramon Porto Mota e Anacã Agra
PB, 2011, FICÇÃO, 17 min, P&B, H264
19h00
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Rostos de pessoas negras, sérios, voltados para a direita e alguns para cima, algumas têm o braço elevado, segurando um lenço branco. Destas, no meio, uma mulher parda, de cabelos encaracolados, na altura do ombro, ela tem as sobrancelhas contraídas. O fraco sol que ilumina ao fundo alguns deles, reflete no entorno dos fios castanhos claros da mulher.
21 de janeiro
BACURAU
Longa-metragem
Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
RN, 2019, FICÇÃO, 131 min, Cor, DCP/H264
19h00
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS
Pular para o conteúdo