Simbolo-da-Audiodescricao

Por Francisco Schettini 

O Cine Movimento Centro concluiu com sucesso sua primeira temporada no mês de setembro, atraindo cerca de 4 mil espectadores nas cinco cidades em que está presente. Com uma quantidade de público expressiva, o projeto reafirma o seu papel na promoção da cultura, por meio de exibições gratuitas de filmes brasileiros, e ressalta a relevância da inclusão, disponibilizando recursos de acessibilidade.

Em Vitória da Conquista, instituições como a APAE, a Associação de Surdos de Vitória da Conquista e a ACIDE, além de alunos da rede estadual, da Faculdade Sudoeste (Fasu) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), participaram das sessões. Já em Itabuna, além dos estudantes da rede estadual, o Cine Movimenta Centro recebeu o Serviço de Convivência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e alunos do Colégio da Zona Rural de Itacaré, que participaram voluntariamente.

Em Guanambi, as escolas da rede estadual levaram ao Cine Movimento Centro um público significativo da zona rural. Atualmente, as exibições ocorrem no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, enquanto aguarda a conclusão das obras de reforma do Centro Cultural. A programação também incluiu sessões acessíveis e contou com a presença da APAE, reforçando a diversidade de público.

O Centro de Cultura de Porto Seguro também recebeu estudantes de colégios estaduais e instituições voltadas para a acessibilidade. Em Jequié, o projeto acolhe alunos dos colégios estaduais, EJA, APAE, Associação Paradesportiva do Interior da Bahia (APIB) e Associação de Surdos.

No total, cerca de dez instituições de acessibilidade participaram da primeira temporada do Cine Movimento Centro, evidenciando a importância de valorizar a cultura, sobretudo o cinema, e garantir o acesso gratuito a iniciativas que promovam a interação entre diferentes públicos.

A segunda temporada do Cine Movimenta Centro já começou e segue até 12 de novembro, com exibições nos Centros de Cultura de Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié e Porto Seguro e no Colégio Modelo de Guanambi. As sessões acontecem sempre às terças-feiras, às 19h, com exibições adicionais às 15h em semanas alternadas, com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. 

O Cine Movimenta Centro foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o conteúdo