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QUINZE QUASE DEZESSEIS
Em tom sépia, dividida em duas cenas, à esquerda, uma adolescente negra, de cabelos cacheados, presos num rabo de cavalo no alto da cabeça, tem o rosto esbranquiçado e um contorno largo, preto, em volta dos olhos e na boca um batom rosa claro. Está com um acessório em volta do pescoço, de tcido drapeado e de pontas irregulares, que vem das olrelhas e enconbre o colo. Usa um blusa de crochê, de mangas compridas, marrom clara, por baixo de um vestido de alcinha, bege, com um cinto no mesmo formato do acessório.Ela está numa coxia. Ao lado, em outra coxia, dois garotos, de uns 12 anos, de cabelos curtos, com os rostos também esbranquiçados e olhos contornados de preto, usam no entorno do pescoço um enorme babado frisado, branco e estão com uma blusa social de mangas compridas, bege. Os três, sérios, olham fixos pra frente.
Direção:
Thais Fujinaga
, 2023, FICÇÃO, 21 min, Cor, DCP/H264
Classificação indicativa:
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 10 ANOS
Sinopse:

Sinopse: Com bolsa de estudos em uma escola particular, Tamiris participa do grupo de teatro, descobrindo outras formas de extravasar as energias do seu corpo adolescente. Até que sofre assédio durante uma aula.

Crítica: "Quinze Quase Dezesseis, de Thaís Fujinaga, encontra uma maneira simbólica de discutir o abuso sexual. Na trama, Tamiris participa de um curso de teatro na escola, até ser assediada pelo professor. É impressionante o controle da cineasta no uso dos planos fixos, e o cuidado para sugerir, com responsabilidade ética, tanto a violência física quanto o trauma posterior ao ocorrido.

A narrativa foge ao maniqueísmo e ao tom de denúncia, evitando igualmente as soluções fáceis para “consertar o problema”. Deixa que outros momentos na vida da garota (o encontro com o amigo, a prática do basquete) representem, através do silêncio e do sentimento de vazio, uma inquietação que a personagem ainda não parece ter elaborado para si própria.

Em meio a tantos curtas-metragens de impacto, avessos à psicologia, este curta-metragem revela uma preocupação notável com aquilo que se esconde por trás de um rosto emburrado ou distante. A cena da confissão do abuso, separada por um vidro e com som praticamente inaudível, resume bem a mistura de frontalidade e delicadeza por parte da direção." (Bruno Carmelo, site Meio Amargo)

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