Simbolo-da-Audiodescricao
MUTIRÃO
Fotografia de uma cena do filme Mutirão, de Lincoln Péricles. SP, 2022, DOCUMENTÁRIO, 10 min. Em uma rua de terra batida de uma comunidade, centenas de pessoas em pé aglomeradas em frente a um palanque ocupado por várias outras pessoas. Atrás, três faixas com texto desfocado estendidas ao longo de um muro branco que separa um terreno com vegetação à esquerda, uma área de barro e, à direita, casas de arquitetura semelhante, alinhadas, com telhas vermelhas e paredes brancas.
Direção:
Lincoln Péricles
SP, 2022, DOCUMENTÁRIO, 10 min., Cor, Digital H264
Classificação indicativa:
LIVRE
Sinopse:

Uma criança descobre os registros do movimento popular que construiu sua quebrada, o Povo em Ação. Através de seu olhar alegre, ela imagina o passado da comunidade e as vidas das pessoas que formaram o mutirão.

Trecho crítico:
“De cara somos apresentados a Maria Eduarda Isaú, principal narradora do filme, inicialmente registrada enquanto ela mesma dá cabo das próprias obras no que parece ser o jogo Minecraft. É ela quem nos conduz às histórias dessa comunidade, preservadas nas imagens mostradas ao longo do curta. Atualiza o tempo presente das memórias passadas por meio de uma narração em suma descritiva, opinativa até, que está mais preocupada em preservar sensações e situar um espírito de coletividade do que em necessariamente reconstituir uma história linear com fatos, informações e contexto. O contexto é a sua voz de menina, que olha para aquelas que poderiam ser sua tia e avó, e reconhece a luta empreendida para a conquista dos direitos de uma quebrada.” (Gabriel Araújo, site forumdoc.bh)

Pular para o conteúdo