Simbolo-da-Audiodescricao
MARTE UM
Fotografia de uma cena do filme Marte um, de Gabriel Martins. MG, 2022, FICÇÃO, 115 min. De costas, jovem negro em uma bicicleta no alto de uma ladeira. Ao longe, um morro. À esquerda, plantas e bananeiras e, à direita, diversas casas. Ele usa camisa esportiva preta com o número 4 estampado nas costas, bermuda rosa e chinelo preto. Fios elétricos cortam o céu azul.
Direção:
Gabriel Martins
MG, 2022, FICÇÃO, 115 min., Cor, Digital DCP
Classificação indicativa:
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS
Sinopse:

Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia a dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país.

Trecho crítico:
“A história do longa começa imediatamente após o anúncio das eleições presidenciais de 2018, momento de incerteza sobre o futuro, especialmente para pessoas em situações vulneráveis socialmente e economicamente. É o caso dos Martins, uma família de classe média baixa e formada por pessoas negras, cujas oportunidades, em um país estruturalmente racista, estão mais distantes. Nesse sentido, o sonho cósmico de Deivinho parece inalcançável, enquanto o desejo do pai reflete o desejo de ascensão.

Enquanto cada membro da família lida com percalços particulares, é a rede de apoio criada entre eles que mantém a casa de pé. Talvez esta seja o centro da história de Marte Um: os contextos externos, claro, são decisivos para o rumo das situações, mas a força do laço de afeto entre as pessoas é parte fundamental para “amenizar” (se é que podemos usar essa palavra), o impacto dessas situações impostas.

Marte Um toca no tema fundamental das diferentes formas de demonstrar afeto, que são demonstradas ao longo de toda a histórias, mas especialmente em um dos momentos em que a filha, Eunice, está deixando a casa dos pais. A reação da família à saída do “ninho” ilustra essas diferenças com uma simplicidade e complexidade impressionantes. Wellington, Tércia, Deivinho e Eunice são personagens completos em si mesmos e a forma como reagem um ao outro deixam clara a profundidade das relações e no que elas se sustentam.” (Aline Pereira, site Adoro Cinema)

Pular para o conteúdo