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ESTÔMAGO
Fotografia de uma cena do filme Estômago, de Marcos Jorge. PR, 2007, FICÇÃO, 112 min. Sobre o balcão de uma lanchonete, copos de vidro com canudos, um porta-guardanapo de alumínio e uma estufa repleta de coxinhas. Do lado de dentro, um homem branco com chapéu de cozinheiro, camiseta regata e avental brancos. Do lado de fora, uma mulher branca, de cabelos castanhos e ondulados até o pescoço, usa uma blusa vermelha decotada. Eles se olham fixamente enquanto ela cheira um salgado já mordido.
Direção:
Marcos Jorge
PR, 2007, FICÇÃO, 112 min., Cor, Digital DCP
Classificação indicativa:
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS
Sinopse:

Raimundo Nonato é um migrante nordestino que chega à cidade grande em busca de oportunidade. Aprende a profissão de cozinheiro, na qual se desenvolve e recebe uma melhor oportunidade de trabalho. Sua vida se complica ao se envolver com a prostituta Iria.

Trecho crítico:
“Não bastasse a boa história e mensagem do filme de Marcos Jorge, inspirado em um conto do livro Pólvora, Gorgonzola e Alecrim, de Lusa Silvestre, Estômago ainda é um grande filme. Primeiramente, são boas atuações que constroem a base de tudo: João Miguel passa esse misto de humildade com esperteza, Nascimento está explosiva, Babu Santana vive um dos melhores personagens da carreira e até Miklos, em rápida participação, é marcante.

Tudo isso por conta de uma história que sabe como inserir a tensão dentro de pequenos acontecimentos no dia a dia -- afinal, sendo um instrumento de poder, a comida também se torna foco de disputas e de rivalidade. Entender o amor de Nonato, seja pela comida, por Iria e pelas amizades inusitadas que faz pelo caminho é a chave de um filme certeiro. E o final, um dos mais inesperados, fortes e marcantes do cinema brasileiro desde os anos 2000, faz com que a experiência se torne ainda mais amarga e doce, estranha e bela. Enfim, confusa. É um filme de sentimento, de Nonato para o público, e que torna essencial a entrega.” (Matheus Mans, Estadão)

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