Simbolo-da-Audiodescricao
É D’OXUM - A FORÇA QUE MORA N’ÁGUA
À frente da cidade, durante um por do sol, de céu azul, uma faixa alaranjada e a abaixo, no escuro da noite, luzes de carros e prédios, Gerônimo. Ele usa um turbante branco e azul, enrolado na testa, com uma pena azul presa na parte de trás. Ele é negro não retinto, gordo, o sorriso deixa os olhos encolhidos, usa uma bata verde clara, com bordados no peito, sobre uma camiseta azul.
Direção:
Dayane Sena
BA, 2023, DOCUMENTÁRIO, 26 min, Cor, DCP/H264
Classificação indicativa:
LIVRE
Sinopse:

Sinopse: Com mais de 35 anos de lançada, a música É d'Oxum é um dos maiores sucessos de Gerônimo Santana e Vevé Calasans. Neste filme, a obra musical é apresentada poeticamente como um dos elementos que melhor traduzem o sentimento de pertencimento identitário de soteropolitanos e baianos.

Crítica: "A obra musical É d’Oxum, de Gerônimo Santana e Vevé Calasans, virou um documentário em curta-metragem que rende homenagens ao meio século de carreira de Gerônimo. Na produção, personalidades como Margareth Menezes, Daniela Mercury, Armandinho, professor Edvaldo Brito, Roberto Santana, Márcia Short, Ana Mametto e Lia Chaves expressam de que maneira É d’Oxum se entrelaça às suas vidas artísticas, religiosas ou pessoais, e reforçam como a canção é um sucesso fundamental nos repertórios. O projeto tem apoio e patrocínio da Bahiagás.

No curta, a icônica música é apresentada poeticamente como um dos elementos que melhor traduzem o sentimento perene de pertencimento identitário, vivido por soteropolitanos e baianos, ainda que tenha sido escrita há mais de 35 anos. De lá para cá, a composição é entoada, sem cansar nem cessar, pelo público e por grandes nomes da música brasileira — alguns deles presentes nos depoimentos do documentário.

O filme também se aprofunda sobre os avanços dos processos contra intolerância religiosa, em grande parte conquistados sob a égide desse hino atemporal, afinal a letra exalta o orgulho do povo de uma cidade em que “todo mundo é d'Oxum”." (Naiana Ribeiro, site Alô Alô Bahia)

Pular para o conteúdo