BAILE
Temporada 3
Direção:
Cíntia Domit Bittar
SC, 2019, FICÇÃO, 18 min., Cor, DCP/H264
Classificação indicativa:
LIVRE
Sinopse:

Sinopse: Há certos dias que, mesmo sem grandes acontecimentos, nos forçam a crescer. Andrea tem só dez anos e talvez ainda não perceba que seu dia foi assim.

Crítica: "Baile revela a realidade do dia de Andréa (Emilly de Jesus), uma criança de 10 anos de idade, junto de sua mãe Lourdes (Patrícia Saravy) e de sua bisavó (Adélia Garcia Domingues). A diretora utiliza de uma narrativa sensível e intimista, que causa proximidade e identificação com os acontecimentos.

O curta se inicia com uma cena de Lourdes, fazendo uma foto 3×4 de uma senhora e, apesar de ser cuidadosa e atenciosa, a passagem é, de certa forma, impessoal por representar o trabalho da mãe de Andréa. Lourdes demonstra ser uma mulher trabalhadora com muitas responsabilidades, tendo uma aparência cansada e uma personalidade séria e um pouco fechada.

 

A sensibilidade transmitida na obra se estende à visão de mundo pelos olhos de uma criança que, apesar de possuir muitas responsabilidades e obrigações, ainda está crescendo e compreendendo sua própria realidade, além de estar aprendendo sobre a vida. A diretora do curta conseguiu claramente transmitir o olhar de curiosidade infantil em Andréa, uma criança que se mostra fascinada por pessoas e pelas histórias que elas carregam, o que evidencia sua coleção de fotos 3×4 de desconhecidos." (Ana Clara Torres, site Centro de Crítica de Mídia)

Pular para o conteúdo