Na próxima terça-feira, 26, o Cine Movimento Centro retorna aos Centros de Cultura de Vitória da Conquista, Jequié, Itabuna, Porto Seguro e ao Colégio Modelo, em Guanambi, com uma programação que celebra a diversidade do cinema brasileiro. O destaque desta edição é o longa-metragem “Branco Sai, Preto Fica”, do diretor Adirley Queirós, selecionado como conteúdo obrigatório no vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
O filme, que mescla ficção científica e narrativa documental, revisita um episódio de violência policial ocorrido nos anos 1980 em um baile na periferia de Brasília, trazendo à tona reflexões sobre racismo, repressão estatal e as marcas sociais deixadas por esses episódios. O público terá a oportunidade de assistir ao longa gratuitamente na sessão das 19h.
Mais cedo, às 15h, o projeto oferecerá uma sessão com pacote completo de acessibilidade, garantindo que pessoas com deficiência possam participar plenamente da experiência cinematográfica.
Confira a programação completa:
26/11 (terça-feira)
15 horas
- Curta-metragem: Como Respirar Fora d’Água , de Júlia Fávero e Victória Negreiros
- Longa-metragem: Aos Olhos de Ernesto, de Ana Luiza Azevedo
19 horas
- Curta-metragem: Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli
- Longa-metragem: Branco Sai, Preto Fica, de Adirley Queirós
O Cine Movimenta Centro foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.











